
A Prefeitura de Palmas
pretende realizar uma audiência pública para escolher qual dos modelos
de endereços aplicados atualmente na capital será usado de maneira
definitiva. O primeiro sistema foi criado junto com a capital, em 1989.
O
modelo se baseava no uso do terreno, comercial, industrial ou
residencial. Ele foi substituído em 1997, por um modelo baseado em
pontos cardeais. Mais de 15 anos depois, a troca ainda gera polêmica
entre quem se acostumou a localizar as quadras pelo primeiro sistema.

Os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano estão estudando os
dois sistemas para entender as vantagens de cada um deles e explicar à
população na audiência. Enquanto isso, Palmas segue sendo a única
capital brasileira a utilizar dois tipos de endereço simultaneamente
para cada imóvel na cidade. A sobreposição gera problemas para serviços
de entrega e confunde tanto quem é novo na cidade, quanto os moradores mais antigos.
Os Correios usam a nomenclatura nova nas entregas, mas a prefeitura e o
cartório ainda mantêm os registros no modelo antigo. O agrimensor
Roberto Ferreira, que defende a nova nomenclatura, explicou o motivo
para a iniciativa. "Esse endereço novo, na verdade ele ainda não foi
aprovado, mas as pessoas se identificaram mais com ele porque
antigamente era mais difícil. Por exemplo, a pessoa dizia assim: 'Você
vai aonde? Lá na ARSE SV SO 21'. Era difícil de saber esse endereço, né?
Acharam por bem fazer a modificação."
A responsável pela pasta de desenvolvimento urbano em Palmas, Germana
Pires, informou que a sinalização nas quadras só será colocada depois
que a nomenclatura definitiva for escolhida. Ainda não há previsão de
quando a votação vai ser realizada, a data deve ser marcada após a
conclusão do estudo por parte da secretaria.
Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera(Foto: Bianca Zanella Ribeiro/Divulgação)






