
Joseph Blatter discutiu o pagamento de US$ 10 milhões em propina
sobre a escolha da sede da Copa do Mundo de 2010, que foi realizada na
África do Sul. Segundo o jornal sul-africano "Sunday Times", que teve
acesso a uma troca de e-mails sobre o assunto, o mandatário da Fifa, que
renunciou ao cargo na última semana, acertou o assunto com Thabo Mbeki,
presidente do país africano.
jornal não publicou a
íntegra dos e-mails, mas relatou uma troca de mensagens em 2007 entre o
governo sul-africano e Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa. Na
conversa, o dirigente da entidade que comanda o futebol internacional
disse que o pagamento de propina já havia sido alinhavado entre Blatter e
Mbeki. O processo de escolha da Copa do Mundo de
2010 é um dos principais assuntos em investigação liderada pelo FBI
(polícia federal dos Estados Unidos) sobre o futebol em âmbito mundial.
No dia 27 de abril deste ano, sete dirigentes ligados à Fifa foram
presos em Zurique (Suíça), onde estavam hospedados para participar do
congresso da entidade. Blatter, que comanda a Fifa
desde 1998, foi reeleito dois dias depois das prisões. Contudo,
renunciou ao cargo no dia 2 de junho e convocou novo pleito para escolha
de um sucessor. Ainda não há data para que esse processo seja
concluído.
A renúncia de Blatter aconteceu um dia
depois de o jornal "New York Times" ter publicado que Jérôme Valcke
estava sendo investigado por suspeita de suborno em repasse de US$ 10
milhões para a escolha da sede da Copa de 2010. Naquela
época, a Fifa disse em comunicado oficial que o governo da África do
Sul havia desembolsado US$ 10 milhões para apoiar um projeto chamado
"Diáspora Africana" e desenvolver o futebol em outras partes do globo – o
projeto jamais foi detalhado pela entidade.






