Um dia depois de a justiça mandar os grevistas do metrô do Distrito Federal colocarem em funcionamento metade dos 24 trens, o GDF (Governo do Distrito Federal) acusa os sindicalistas de não cumprirem o acordo. Segundo o Metrô-DF (Companhia do Metropolitano do Distrito Federal), apenas oito vagões estariam circulando nesta quarta-feira (16) e o número de pilotos também estaria abaixo do necessário.
Ainda de acordo com o Metrô-DF, o Sindmetrô teria escalado apenas doze pilotos para trabalhar nos doze vagões determinados pela justiça. O número seria insuficiente devido ao intervalo de descanso a que os maquinistas têm direito.
O Sindmetrô nega que o número de trens em circulação seja menor do que estipulado pela justiça. O Sindicato confirma que doze veículos - mínimo estipulado pela liminar - estão circulando normalmente. Em relação ao número de pilotos, o sindicato não soube informar quantos estão trabalhando no momento, mas reforçou que a determinação da justiça em relação ao número de vagões funcionando está sendo cumprida.
Na última terça-feira (15), o TRT 10ª Região (Tribunal Regional do Trabalho) determinou o funcionamento e circulação de 50% dos trens no Distrito Federal, a partir da 0h desta quarta-feira (16). A medida deverá ser cumprida em todos os horários, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. Oficiais de Justiça foram designados para verificar o cumprimento da decisão judicial.
A greve do metrô no Distrito Federal ocorre desde o dia 4 de abril e está causando um caos no trânsito da cidade. Os sindicalistas reivindicam reajuste salarial, plano de previdência privada e redução da carga horária de 8h para 6h por dia.
O GDF alega que já cumpriu todos os pedidos dos grevistas, mas disse que não poderá acatar a redução da carga horária de trabalho porque isso prejudicaria diretamente o atendimento à população.
R7 DF






