
Mulheres com câncer participaram de um desfile em um shopping de Palmas, na tarde deste domingo (26). Elas subiram na passarela e se tornaram modelos, principalmente de superação, já que enfrentam o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e no Tocantins. O evento faz parte da programação da campanha Outubro Rosa e tem como objetivo proporcionar um dia diferente para aquelas que têm a doença ou que já a superaram. Ao todo, 12 mulheres participaram do desfile.

(Foto: Jesana de Jesus/G1)
A moradora de Palmas, Gladis Elaine Kegler Faria, de 46 anos, entrou na
passarela de cabeça erguida. Ela contou que descobriu a doença em maio
deste ano. "Foi como se o chão tivesse aberto um buraco e eu caído para
dentro dele". Depois de dias de desespero, Gladis disse que buscou
informações a respeito da doença e encontrou alento e conforto no amor
da família. "O que tem me fortalecido é o carinho e o amor das pessoas. A
dedicação, o cuidado e o zelo estão fazendo toda a diferença no meu
tratamento".Gladis desfilou com uma boina e ao final tirou para mostrar a "carequinha", como ela mesma disse. "Foi contra o preconceito, foi um ato de liberdade, eu uso chapéu e lenço na rua, não por mim, mas por causa do preconceito das pessoas". Na próxima semana ela faz a última quimioterapia e acredita que o câncer se tornará "coisa do passado". "O que eu vou fazer é trabalhar em prol de quem precisa".

De acordo com a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Elaíze Presbítero, uma das idealizadoras do evento, o desfile foi uma forma de valorizar as mulheres portadoras do câncer de mama e mostrar que a superação da doença é possível. "Este foi um dia que nós fechamos a campanha Outubro Rosa porque não só relizar os exames preventivos, mas nós queríamos mostrar para as mulheres que tiveram o diagnóstico, que a cura é possível e que a superação também. A auto-estima delas ficou elevadíssima, eu acho que foi um momento único na vida delas", completou.

http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2014/10/mulheres-com-cancer-participam-de-desfile-e-mostram-superacao-no.html