
Com investimento de R$ 879.749,15, o governo do Tocantins, por meio
da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vai ampliar, adequar e
reformar as dependências do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), que
funciona no prédio do Instituto Médico Legal (IML), em Palmas. O
contrato com a empresa responsável pela realização do serviço já foi
assinado.
O Serviço de Verificação de Óbitos atua na avaliação da causa da
morte natural, desconhecida ou duvidosa, com o objetivo de, por meio de
exames necrológicos, fornecer elucidação diagnóstica e informações
complementares para o serviço de epidemiologia e políticas de saúde
pública em geral. Diferente do Instituto Médico Legal, que
obrigatoriamente recebe casos de óbitos não naturais para exames
necroscópicos e é integrado à Secretaria de Segurança Pública, o Serviço
de Verificação de Óbitos está ligado à Secretaria de Saúde.
De acordo com o médico patologista e responsável técnico do SVO,
Arthur Carvalho, o SVO também desempenha papel importante na elaboração
de estratégias públicas de saúde e sanitárias. "A identificação da causa
básica da morte é importante porque, a partir da causa, são feitas
estatísticas, que são entregues aos gestores e servem de referência para
elaboração de políticas públicas, que visam à reversão do quadro da
causa morte", disse.
O engenheiro civil e fiscal de obras da Sesau, Flávio André Alves,
também destacou a importância da ampliação do prédio IML para o SVO.
"Será ampliado um total de 320,9 m², assim, a unidade passa a ter
ambientes como serviço social, recepção, diretoria, administração, sala
de reunião, copa, alojamentos masculinos e femininos. Hoje, a área
existente do prédio é de 700,2 m², agora teremos mais de mil m²
construídos, o que representam um avanço muito grande", apontou. (Brasil 247\Com informações da ATN)