
As questões, na área de leitura, escrita e matemática,
são divididas em dois dias de aplicação. “A segunda aplicação será bem
importante para as escolas que receberam este ano os resultados de 2013.
Trata-se de um diagnóstico importante, que só era feito a partir do 5º
ano [com a Prova Brasil]”, explica a coordenadora-geral do Todos pela
Educação, Alejandra Meraz Velasco.
Ao final dos três anos do chamado
ciclo da alfabetização, espera-se que o estudante tenha um nível de
autonomia para continuar o aprendizado no 4º e 5º ano – momentos de
consolidação da habilidade já desenvolvida, acrescenta ela. A ANA foi
criada a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
(Pnaic).
O acordo estabelece que todas as crianças até os 8 anos de idade
sejam alfabetizadas em português e matemática. “A situação no Brasil é
muito preocupante: a cada 20 crianças que entram na educação básica,
apenas uma sai com a formação adequada em matémática e três em língua
portuguesa no ensino médio. A solução do ensino médio não está só no
período, mas ao longo de todo o ensino básico”, destaca Alejandra.
(Agência Brasil)