
SEM DINHEIRO
A falta de dinheiro, sempre alegada pelo Executivo, chegou à Assembleia Legislativa. O assunto foi discutido – em reunião fechada – pelos deputados estaduais na manhã de segunda-feira, 21, após o presidente da Casa, Osires Damaso (DEM), suspender a sessão ordinária.
REPASSE
Nem mesmo o duodécimo – repasse obrigatório aos Poderes Legislativo e Judiciário, até o dia 20 de cada mês – estaria sendo pago integralmente à Casa de Leis. A dívida já seria de aproximadamente R$ 15 milhões.
CONSEQUÊNCIAS
Uma das consequências, segundo a mesma fonte, seria a suspensão ou cancelamento das audiências públicas que seriam realizadas fora da Casa. A próxima audiência estava marcada para a quinta-feira, 25, em Dianópolis, onde seria discutida a situação do campus da Unitins naquela cidade, a pedido do governo na Assembleia, Paulo Mourão (PT).
SECRETÁRIO SERÁ CONVIDADO
O secretário estadual do Planejamento, David Torres, deverá ser convidado pelos deputados, nos próximos dias, para discutir o assunto com os parlamentares, que não estariam satisfeitos com a informação.
INSATISFAÇÃO
Apesar de entenderem as dificuldades, alguns deputados não gostaram nada da notícia. É que esse tipo de evento, além de debater temas importantes para a sociedade, servem para dar visibilidade ao trabalho dos parlamentares.
SEGURANÇA PÚBLICA
O deputado Nilton Franco (PMDB), presidente da comissão de Segurança Pública, estava programando para os próximos meses pelo menos nove audiências públicas em várias regiões do Estado. É possível que elas não aconteçam por causa das limitações orçamentárias. “Vou fazer de tudo para tentar realizá-las”, disse o peemedebista ao blog.
DIA DO IDOSO
Por falar em Nilton Franco, ele está preparando uma grande “festa dos velhos”, em Pium, no dia 3 em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro. Nilton foi prefeito de Pium por dois mandatos.
ELEIÇÕES NO PMDB
Diretórios de pelo menos 90 municípios estão realizando eleições nesta quarta-feira, 23. Segundo Antônio Pádua, membro da Comissão Executiva do partido no Tocantins, as eleições, nesta data, estão previstas na Resolução nº 2 da sigla.
SAUNÃO DO LIVRO
A falta de ar condicionado no Salão do Livro tem sido criticada por expositores e visitantes. O assunto já virou motivo de piadas também nas redes sociais, onde é comum o termo “Saunão do Livro”. O evento está acontecendo no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas.
COM RUBENS GONÇALVES
Cléber Toledo