
Falar em aumento de salário em época de enxugamento de orçamento por
parte da empresas e enquanto o número de pessoas procurando emprego só
cresce parece até uma situação impossível. Mas, se bem fundamentado, o
pedido pode ser muito justo e oportuno, dependendo da situação
"A negociação salarial pode ser feita a qualquer momento, desde que o
pedido seja justo e bem argumentado.
É preciso que o funcionário veja
qual o papel dele dentro de uma organização e se está sendo remunerado
justamente.
Tem de avaliar se a remuneração dele está compatível com o
mercado. Também precisa apresentar provas bem contundentes de que pode e
deve ter um salário melhor", conta Ricardo Haag, diretor da Page
Personnel, empresa global de recrutamento especializado de profissionais
de suporte à gestão, parte do PageGroup.
Veja abaixo 7 dicas para negociar salários em épocas de turbulência na economia:
É crucial que o seu chefe seja um dos principais apoiadores do seu
pedido. Mostre a ele que você é importante para os atuais e futuros
projetos da companhia e que está disposto a aceitar novos desafios.
Seu gestor precisa ver que você é fundamental para a área em que atua e
que está engajado com a companhia. Mas antes de conversar com seu
líder, organize seu discurso e apresente fatos e argumentos que
justifiquem seu pedido.
Antes de conversar com seu chefe, avalie seu desempenho e como tem
cumprido seu papel dentro da organização. Uma conversa com seu gestor
sobre salário só fará sentido se você estiver com ótimos resultados e
performance excepcional. Será um ótimo argumento para justificar a
conversa
Em tempos de crise, a máxima de se fazer “mais com menos” ganha mais importância.
Mostre para sua liderança que você está disposto a participar de mais
atividades e desafios que sua função exigem. Isso fará com que você seja
melhor percebido pelos colegas e chefia.
Resultados, metas e cobranças. Tudo o que seu gestor não precisa, neste momento, é de mais pressão.
Avalie com calma o momento mais adequado para ter essa conversa.
Antes de sugerir uma conversa com seu superior, registre em um
documento seus resultados e conquistas profissionais. É importante que
nesse diálogo haja muita transparência e sobriedade. Mantenha essa
conversa de maneira reservada.
Remuneração é um tema que sempre causa polêmica. Deixe que seu chefe
decida o que é melhor e não sofra interferência de outras pessoas que
não tenham ligação direta com o assunto.
Não desista de suas reivindicações. Se o seu chefe explicar que não há
como atender às suas exigências nesse momento, o importante é continuar
atuando com profissionalismo.
Vivemos um cenário econômico desafiador e muitas empresas não têm como
justificar aumentos de custo. Uma eventual queda de rendimento pode ser
associada ao seu pedido e isto pode pesar contra você. Mantenha o foco e
não desanime.
E se mesmo após toda as tentativas, nada mudar? Nesse caso, se você
realmente quiser continuar trabalhando nessa mesma empresa, você deverá
se adaptar.
O mercado sempre passa por altas e baixas e, em momentos de quedas,
procure manter seu otimismo e profissionalismo. Esse tipo de atitude
será observada pelo seu gestor e ajudará em um novo cenário.