A mobilização contra o preconceito e a disputa emocionante deram o tom da partida entre Brasília e Sport nesta quinta-feira (1º), no Estádio Nacional Mané Garrincha. Nas arquibancadas, o clima foi de tranquilidade e alegria entre os torcedores, que compareceram e ocuparam praticamente todo o anel inferior.
De acordo com estimativa da Polícia Militar, cerca de 18 mil pessoas compareceram à estreia do Mané na Copa do Brasil. No placar, deu Sport, que venceu por 3x1.
O time da capital entrou em campo protestando contra o racismo. Os jogadores do Brasília carregaram uma faixa com a mensagem "Em vez da cor, amor" – uma resposta direta à agressão sofrida pelo jogador da Seleção Brasileira Daniel Alves, durante partida onde defendia o Barcelona, no Campeonato Espanhol.
A ação é uma forma de convocar os times do Distrito Federal e a sociedade para combater o preconceito racial dentro e fora dos gramados, conforme explicou Kaká, uma das estrelas do clube candango.
— Não há local melhor para representarmos essa causa. O Mané Garrincha é democrático e já recebeu jogadores de várias etnias e nacionalidades, o que prova que o esporte é ferramenta para combater o racismo.
Pé quente
Em sua estreia no gramado da arena brasiliense, o Sport venceu a equipe colorada por 3 x 1. Para o técnico do time pernambucano, Eduardo Baptista, o Mané deu sorte ao clube.
— Jogamos em um estádio maravilhoso, que nos propiciou essa vitória. É sempre bom contar com uma estrutura como essa, com um ótimo gramado e excelentes vestiários.
Comemoração
Com a vitória, o Sport avança na Copa do Brasil 2014. Quem ficou feliz com o resultado foi o funcionário público Fábio Brito, 45 anos. Nascido em Recife, ele vive em Brasília há 14 anos e vibrou com a possibilidade de ver o time do coração tão perto de casa.
Outros torcedores vieram de longe para ver o espetáculo. Para o advogado Paulo Chaves, 48 anos, valeu a pena percorrer os mais de dois mil quilômetros entre Recife e Brasília para assistir à vitória do Sport.
— O que me trouxe aqui foi a paixão pelo futebol e pelo meu time. E fiquei satisfeito com a estrutura do Mané Garrincha. É um excelente estádio com uma proximidade incrível dos jogadores.
Da Agência Brasília






