Anuncio!!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Cadastro De Email.

Postagens mais visitadas

DISTRITO FEDERAL: FIM DA GREVE DO METRÔ É DETERMINADA E FUNCIONÁRIOS DEVEM VOLTA NESTE SÁBADO

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 10ª Região determinou o fim da greve do Metrô-DF, que começou há 29 dias, com retorno das atividades a partir deste sábado (3). A decisão saiu na tarde desta sexta-feira (2) pela Justiça, que aplicará multa no valor de R$ 20 mil diariamente, em caso de descumprimento.  Os trabalhadores fazem assembleia para decidir se vãoa acatar a decisão do TRT.


De acordo com André Damasceno, presidente do TRT, apesar de a greve ser considerada legal, foi determinado o retorno ao trabalho, a partir deste sábado (3), de toda a categoria, lembrando que a população não pode ser prejudicada pelo movimento grevista.  

— Em função de considerarmos o movimento legítimo, os dias anteriores à negociação serão pagos aos trabalhadores de forma integral, e os dias que se seguiram devem ser compensados de alguma forma com acordo entre as partes.  

A retomada do trabalho foi garantida por cinco votos a dois. E por cinco votos a favor e dois contra, os desembargados consideraram que o movimento não é abusivo. Na decisão, foi estabelecido também que as negociações continuarão entre as partes.  

Quanto ao salário, o pagamento será integral de 4 de abril, quando a prestação do serviço foi interrompida, até 13 de abril, início dos diálogos para resolução das demandas. Conforme destacou o presidente do TRT, os demais dias (de 14 de abril a 2 de maio) serão pagos, mas os trabalhados deverão compensar as horas não trabalhadas.  

Outras determinações definidas foram o reajuste salarial para os trabalhadores, com base no INPC somado a 1,5%; o aumento dos valores recebidos pela quebra de caixa; e a previdência complementar a partir de janeiro de 2015.  

Reivindicações atendidas

O GDF alega que atendeu todas as reivindicações dos grevistas, exceto a redução do horário de trabalho de oito para seis horas diárias. O governo diz que a mudança interferiria diretamente no atendimento à população. Há duas semanas, o secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda, havia anunciado corte do ponto dos grevistas até que a situação se normalize.   

Entre as reivindicações do Sindmetrô estão reajuste salarial, plano de previdência, redução da carga horária e também investimento na segurança dos funcionários. A greve do metrô começou no dia 4 de abril e está provocando um caos no trânsito da cidade. Depois de decisão do TRT, os sindicalistas foram obrigados a colocar 50% dos trens em circulação. Hoje, no metrô do DF, funcionam 12 veículos em horário de pico (6h-9h / 17h – 20h). 

R7 DF
←  Anterior Proxima  → Inicio

Postagens mais visitadas