Os amigos e familiares do ciclista Francisco Vidal, morto depois de ser atropelado por um carro na EPTG, no último domingo, vão realizar uma passeata e uma pedalada para pedir a implantação de uma ciclovia ao longo da pista. O protesto acontece neste sábado (28), com início às 8h em frente à residência oficial do governador, em Águas Claras e término na altura do Flórida Mall, no Guará.
Segundo informações da Ong Rodas da Paz, desde 2005 o DF conta com a lei distrital queobriga a implantação de ciclovias em todas as rodovias do Distrito Federal.
O projeto inicial da EPTG, elaborado em 2007, prevê a abertura de ciclovias de Taguatinga até o Plano Piloto, mas as estruturas não foram construídas. De acordo com dados do Detran, entre 2003 e 2013 oito ciclistas morreram vítima de atropelamentos na EPTG.
Entenda o caso
O agente penitenciário Francisco Vidal morreu depois de ser atingido por um veículo Corsa quando seguia no sentido Taguatinga/Plano Piloto. O homem morreu na hora e o condutor fugiu do local.
O impacto foi tão grande que a vítima foi jogada no canteiro central da EPTG e a bicicleta ficou totalmente destruída. Partes do carro também ficaram espalhadas pelo asfalto. As câmeras de segurança da rodovia ajudaram na identificação da placa do veículo.
R7 DF