
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (Sintet)
protocolou na tarde dessa quinta-feira, 8 de janeiro, denúncia no
Ministério Público Federal (MPF) do Tocantins informando sobre o
possível desvio que pode chegar a R$ 27 milhões em recursos do Fundo
Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que deveria ter
sido utilizado para pagamento do salário de dezembro dos servidores da
rede estadual de Educação.
O pagamento dos profissionais da educação é vinculado ao Fundeb. A
suspeita de desvio veio à tona, após o governo estadual não pagar o
salário dos servidores referente a dezembro de 2014.
Após o Sintet questionar sobre os recursos da Educação durante
reunião com os sindicatos realizada no último dia 5, o atual secretário
estadual da fazenda, Paulo Teixeira informou que o repasse havia sido
feito em dezembro, mas que o mesmo não se encontrava na conta do Tesouro
Estadual.
“O repasse do Fundeb foi feito, no entanto não se encontra na conta
do Tesouro, para algum lugar ele foi e não foi neste governo”, afirmou.
Durante a reunião com os sindicatos, Teixeira afirmou que o último
repasse foi realizado no ano passado no valor de R$27 milhões.
Segundo o Sintet, o procurador Chefe do Ministério Público Federal no
Tocantins, João Gabriel Moraes Queiroz recebeu a denúncia e disse que
vai apurar as irregularidades.
Para o Sintet, o ônus do suposto desvio não pode ser atribuído ao
trabalhador. “Não aceitamos que o trabalhador pague por má gerência dos
recursos públicos, é preciso apurar a verdade e pagar o salário do
trabalhador para que ele possa zelar por sua dignidade”, disse o
presidente do Sintet, José Roque Santiago.
Do Tocantins 247






